BrasilNotícias

1.500 castiçais começam a ser confeccionados para o Círio de Nossa Senhora da Conceição

Assim que estiverem prontos, os castiçais serão levados para a Diocese de Santarém. Castiçais já estão sendo confeccionados para o círio de Nossa Senhora da Conceição em novembro
Reprodução/TV Tapajós
Cerca de 1.500 castiçais já começaram a ser confeccionados para o Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santarém, no oeste do Pará. Muitas garrafas pet foram doadas para a confecção dos castiçais, e estão na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. O trabalho é coordenado pela equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).
Os castiçais são confeccionados por usuários dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Moradores de rua atendidos nos Cras também devem ser incluídos na confecção dos castiçais. Assim que estiverem prontos, os castiçais serão levados para a Diocese de Santarém. Este ano, a idéia é utilizar toda garrafa Pet.
“Vamos usar toda a garrafa justamente pra contribuir com o meio ambiente. Ano passado foi usada só a metade e o restante era jogado fora. Este ano não, a ideia é que a garrafa seja cortada ao meio e, depois, encaixada, assim o castiçal pode ser reutilizado por vários anos”, explicou Carise Pedroso, coordenadora do Aepeti.
Famílias e instituições católicas também confeccionam os castiçais. A participação de todos inclui diversas tarefas desde tempo, até a compra de itens de decoração e ferramentas. O importante é colaborar.
“Todo ano a gente se prepara. Aqui na minha residência é uma equipe e a gente se reúne durante os finais de semana e na semana quando a gente tem um tempinho já que são todos voluntários. Então a gente prepara os castiçais para doar para essa linda festa”, disse Lilian Silva, membro da comissão do Círio.
Uma ideia nova que os fiéis tiveram, foi o uso do bambu para evitar que crianças e idosos se queimem durante o uso e para facilitar a forma de segurar.
Show More

Artigos Relacionados