Saúde

Falha expõe dados de terceiros a usuários que tentam fazer recadastramento do SUS

Embora a Prefeitura de Salvador tenha prorrogado o prazo para recadastramento do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), os problemas para efetivar o processo não acabaram. Entre as inconsistências registradas, uma delas expõe a fragilidade na base de dados pública. Em ao menos três ocasiões, usuários que tentaram realizar o procedimento através da plataforma se depararam com informações pessoais de outra pessoa.

 

A jornalista Dayse Macedo disse ao Bahia Notícias que isso aconteceu na manhã desta terça-feira (1º) após sucessivas tentativas de realizar o recadastro. “Hoje eu consegui passar pra etapa que você vê lá o formulário já quase todo pronto, só pra editar alguma coisa. Fui editar o endereço, pois estava o antigo, e quando eu digitava o CEP – eu moro em Vale dos Lagos -, ele colocava outros bairros, tipo Sussuarana”, exemplifica, acrescentando que só na terceira tentativa do dia, o sistema indicou o endereço correto. “Mas quando fui conferir se estava tudo certo, em cima tinha aparecido os dados de outra pessoa”, relata. Para ela, a falha é gravíssima, uma vez que expõe dados pessoais de cidadãos a terceiros.

 

E o problema não é isolado. A própria reportagem do BN se deparou com a falha no processo de cadastro de duas pessoas. As tentativas ocorreram por volta das 23h dessa segunda (31) e das 7h da manhã de hoje. 

 

A questão só foi solucionada após contato com a equipe de Tecnologia da Informação (T.I.) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo a atendente, era a primeira vez que relatavam essa falha específica e a situação seria analisada. A profissional informou que a pasta vem enfrentando dificuldades com o recadastro de usuários previamente inscritos na base do sistema federal, e não do município.

 

Diante desse cenário, o BN procurou a assessoria de comunicação da pasta para saber quando o erro será resolvido e como os usuários devem proceder em situações do tipo. Esta nota será atualizada com a resposta.

 

O recadastramento do cartão do SUS foi prorrogado até o próximo dia 30. Ele atende a uma determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária. Com isso, esse cadastro passa a ser a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras.

 

Em Salvador, o processo tem sido tumultuado desde a semana passada (veja aqui), quando a gestão municipal passou a divulgar o procedimento massivamente. Além do site, os usuários podem se recadastrar presencialmente em uma das 152 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal, em posse do CPF, RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e o cartão do SUS.

Fonte: Bahia Notícias

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close