Com aumento de casos de violência doméstica, em meio a pandemia do novo coronavírus, muitas mulheres estão dividindo espaços com seus agressores. Mas, para tentar conter o ciclo de violência, Uber anunciou, durante coletiva de imprensa on-line Uber Destino 2020 nesta quinta-feira (3), que vai manter até o final deste ano uma ferramenta que disponibiliza corridas gratuitas para mulheres em situação de vulnerabilidade e que precisem se deslocar. Segundo a diretora-geral da Uber Brasil, Claudia Woods, as vítimas receberão um código de viagem grátis para que ela possa ir a uma delegacia, hospital. Já contamos com mais de 3330 mulheres atendidas nessa ferramenta”, explicou.Ainda conforme a Claudia Woods, a Uber disponibiliza um chatbot, que simula uma conversa com uma amiga no WhatsApp, e verifica se há uma situação de violência. Em seguida, é disponibilizado o código.Enfrentamento ao coronavírusCom a inesperada pandemia do novo coronavírus, que há cerca de seis meses está presente no cotidiano do mundo inteiro, a adaptação e inovação ganharam atenção de quem precisa se manter financeiramente e com segurança. Para os entregadores e motoristas da Uber não foi diferente, a plataforma investiu R$ 50 milhões só aqui no Brasil durante o período da pandemia, com foco principal na segurança à saúde de parceiros e usuários. “Em tempos de Covid, a segurança é uma responsabilidade de todos, assim todos podem seguir sua viagem com tranquilidade e segurança”, disse Claudia Woods, diretora da Uber, durante uma coletiva de imprensa on-line, nesta quinta-feira (3). A porta-voz informou que para isso, a plataforma investiu R$ 11 milhões, que foram distribuídos para motoristas e entregadores que se infectaram com a Covid-19 e, portanto, tiveram que se afastar do trabalho e permanecer em casa, e para os trabalhadores que se enquadram como grupo de risco.No entanto, os parceiros, que continuaram rodando pelas cidades brasileiras, receberam uma contribuição nos materiais de higiene, como álcool em gel e máscaras de proteção. Além disso, a Uber instala diariamente cerca de 1.300 divisórias nos veículos para criar uma barreira física entre motoristas e usuários: “sempre visando os dois lados da moeda”. “Mais importante que a quantidade, é como foram investidos. Reembolsamos o custo da máscara e álcool em gel. Já os parceiros que preferiam ir ao nosso ponto de encontro, nossos centros de higienização, que estão em mais de 10 cidades, tanto entregadores quanto motoristas podem passar lá pra retirar kits”, afirmou Claudia. Assegurando deveres de usuários e garantindo a proteção e todos Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a máscara de proteção é um dos mecanismos mais importantes para conter a disseminação do vírus, segundo infectologistas.Pensando nisso, a Uber anunciou uma nova ferramenta do aplicativo que vai checar se usuários estão utilizando a máscara. Assim como já está sendo feito com os motoristas.
Fonte: Bahia Notícias