Blog Rádio Peão

Araci: Após morte de bebê, duas pessoas são diagnosticadas com rotavírus em povoado

Duas das mais de 30 pessoas que passaram mal e foram hospitalizadas depois de beberem água no povoado de Lagoa do Boi, município de Araci, na região sisaleira, foram diagnosticadas com o rotavírus, doença provocada pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Um bebê morreu após apresentar sintomas (veja aqui) e um inquérito policial foi aberto para apurar o caso. As informações são do portal G1.

 

Inicialmente, a suspeita era de que a água que abastece a localidade, há cerca de um ano, estivesse contaminada. A Empresa Baiana de Águas e Abastecimento (Embasa), responsável pelo fornecimento de água na região, no entanto, disse que os testes não apontaram contaminação. Por isso, a prefeitura da cidade investiga se a caixa d’água está contaminada.

 

Os sintomas apresentados por alguns moradores foram: vômitos, diarreia e dores abdominais. Vinte e três deles precisaram ser internados, incluindo crianças. Até esta quarta-feira (16), 11 continuavam no Hospital municipal de Araci. Outras cinco estão no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana.

 

O resultado para o rotavírus, no entanto, foi dos pacientes que estão internados em Salvador. “É um vírus que é muito comum na infância, mas também acomete os adultos”, disse Ana Ofélia Marques, secretária de Saúde de Araci.

 

O bebê que morreu após ingerir a água e passar mal se chamava David Raí dos Santos e tinha 1 ano e 8 meses. O óbito foi no dia 9 de setembro. A tia da criança fala da dor da família. “Foi muita tristeza para a família toda. Perder um bebezinho tão sabido. Conversando tudo”, disse Joseane dos Santos.

 

As amostras da água foram colhidas pela prefeitura e encaminhadas para serem examinadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador. Ainda não há previsão para divulgação do resultado.

 

A prefeitura solicitou e a Embasa suspendeu o abastecimento de água na zona rural do município, até que se descubra o que causou os sintomas nos moradores. Carros-pipa do Exército foram enviados para o local para abastecer a população. Desde que o fornecimento foi interrompido, não houve registro de novos pacientes com os sintomas.

Fonte: Bahia Notícias