Foto: Divulgação Vereadora Marta Rodrigues 18 de outubro de 2020 | 16:52
Marta cobra participação popular na construção do Plano de Saneamento Básico do município
Líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, e candidata à reeleição, a vereadora Marta Rodrigues criticou o fato de não existir na capital um Plano Municipal de Saneamento Básico, conforme a Lei Nacional 11.445/2017 que estabelece as diretrizes para a elaboração pelos municípios. Em carreata na manhã deste domingo (18).
Segundo Marta, é preciso caminhar pela capital baiana e pelas periferias, principalmente em dias de chuvas, para ver que a maioria do povo vive sem abastecimento de água, esgotamento sanitário, sem limpeza urbana, sem manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente.
“A gente precisa conhecer e correr a cidade, inclusive debaixo de chuva, para conhecer sempre a realidade da população, não só em época de eleição. Salvador, a quarta maior capital do país, não tem um Plano de Saneamento Básico. Este plano é fundamental para melhorar a condição de vida da população da cidade que vive em encostas, na beira de esgotos, em locais que, quando chove, alaga, causando desde perdas materiais até tragédias com deslizamentos e desabamentos”, declarou.
Marta disse que, apesar da prefeitura ter feito uma licitação e existir uma empresa contratada, o processo se deu sem transparência e não está havendo nenhuma participação popular. Marta apresentou um projeto de indicação ao prefeito ACM Neto cobrando a efetiva participação popular na elaboração do Plano de Saneamento Básico de Salvador e a disponibilização pública do termo de referência que constituirá o Edital do Plano. O projeto foi aprovado na Câmara. “Mas não houve retorno. Se estiver sendo construído, está ocorrendo sem participação popular, do povo que conhece os problemas. A falta de transparência e de participação nessa gestão são graves”, disse.
A vereadora destaca que os problemas recorrentes com as chuvas nunca foram resolvidos. “Não temos, desde 2004, por exemplo, um Plano Diretor de Encostas (PDE) numa cidade repleta delas. Não se sabe o tamanho do risco que a cidade sofre. Se não fosse as encostas do governador, esta situação seria ainda pior”, destacou.
Fonte: Política Livre
O post Marta cobra participação popular na construção do Plano de Saneamento Básico do município apareceu primeiro em Alô Salvador.
Fonte: Bahia Notícias