Dentro do projeto “Salvador – Capital da Saúde”, fruto do termo de cooperação firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) e o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD), a Assessoria de Articulação Institucional da SMS realizou a apresentação das ações de Fortalecimento da gestão orçamentária e financeira da pasta, a integração e identificação de desafios, além da implantação do Núcleo de Economia da Saúde. O evento aconteceu nesta segunda-feira (27) na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS).
Durante o encontro, foi apresentado o projeto de qualificação da gestão orçamentária e financeira, e os benefícios que a SMS terá com a implantação do Núcleo de Economia da Saúde. O núcleo visa apoiar a otimização dos recursos e orientar a tomada de decisão em busca de alternativas mais eficientes para obtenção de bons desempenhos no Sistema Único de Saúde (SUS) municipal. Dessa maneira, a SMS poderá fazer um uso mais equitativo dos recursos e melhorar a oferta de serviços de saúde para a população de Salvador.
A vice-prefeita e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos, ressaltou a importância do encontro. “Economia em Saúde é um tema ainda pouco conhecido no âmbito geral, mas dentro da SMS o estudo e planejamento de estratégias já é uma realidade. Buscamos ainda mais excelência no operacional,e, sobretudo, ter a capacidade de antever cenários, a capacidade de estudar séries históricas, fazer projeções, entender como fazer mais e melhor com os recursos que nós temos e até como ampliá-los. Contamos com o suporte da conexão internacional, trocando informações do que tem de melhor no mundo, fortalecendo assim as parcerias e os nossos serviços”.
O evento reuniu representantes da SMS, com destaque para vice-prefeita e secretária da saúde, Ana Paula Matos, o subsecretário Alexandre Reis e a assessora institucional Zaida Mello, além Coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Jamyle Grigoletto, da Diretora Executiva de Monitoramento de Prestação de Serviços de Saúde da Secretaria da Saúde da Bahia, Danielli Costa, e do Chefe do Escritório de Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Salvador, Leonel Leal Neto.
NÚCLEO DE ECONOMIA DA SAÚDE
Os Núcleos de Economia da Saúde (NES) são pontos focais de propagação das ações de Economia da Saúde nos estados e municípios, com a finalidade de auxiliar os gestores locais no processo de tomada de decisão, tendo como base o conhecimento e as ferramentas de Economia da Saúde. Os NES devem estar na estrutura organizacional das secretarias estaduais e municipais de saúde e devem sensibilizar os gestores do SUS, assim como fornecer treinamento de técnicos e gerentes para a utilização das ferramentas de Economia da Saúde.
Fonte: Bahia Notícias