Fundamentais na dieta mediterrânea e presentes na humanidade há mais de 7.000 anos, as azeitonas possuem benefícios que contribuem para o bem-estar do corpo.
De acordo com o site especializado The Olive Oil Source, as azeitonas pretas são obtidas pela cura em salmoura diluída, o que gera a oxidação dos compostos fenólicos naturais dando a popular cor escura
Independentemente de sua tonalidade, esse tipo de azeitona é um ingrediente versátil e de alto valor energético, que oferece entre 150 e 200 calorias a cada 100 g, além de ser rica em potássio, cálcio e diversas vitaminas.
Benefícios
De acordo com Túa Saúde, Cleveland Clinic e Medical News Today, as azeitonas pretas são ricas em gorduras monoinsaturadas, vitamina E e carotenoides, oferecendo benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios. Elas ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, intestinal, ocular, imunológica e cognitiva.
Somados a isso, possuem os flavonoides (como luteolina, apigenina e antocianinas), que favorecem a saúde arterial, melhoram a circulação sanguínea e contribuem para prevenir doenças cardiovasculares, entre elas aterosclerose, hipertensão e infartos.
Elas também são capazes de reduzir a inflamação celular, devido aos seus fitonutrientes e antioxidantes, que protegem contra danos celulares associados a doenças crônicas.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Apesar dos benefícios, recomenda-se moderação devido ao alto teor de sódio, com consumo ideal de até 1/4 de xícara por dia. Uma maneira simples de inserir na dieta é como complemento em saladas, pizzas ou ensopados, desfrutando delas com moderação para aproveitar todos os seus benefícios sem exagerar no sal.
Fonte: Bahia Notícias