A polêmica sobre uma suposta privatização do Elevador Lacerda ganhou mais um capítulo. Isso porque a Prefeitura de Salvador concedeu um espaço no modal para uma empresa privada para transformar o recinto em um local de festas.
O espaço de festas foi batizado de “Conceito Lacerda” e já conta com um perfil nas redes sociais. No Instagram, a primeira publicação do novo empreendimento é do dia 1º de setembro, que descreve o novo local como de “localização única e a essência da nossa cidade reunida em um só lugar”.
Já no dia 22 do mesmo mês o espaço foi alugado para a realização do evento Conceito Wedding 2025.
No entanto, a Prefeitura de Salvador cedeu o espaço para a realização do evento sem detalhar como o acordo foi feito. Ao ser questionado pelo BNews sobre detalhes da concessão do espaço, o Executivo respondeu que a permissão do local ocorreu de “forma temporária e onerosa” e que prepara um processo de “chamamento público que definirá a ocupação do local”.
“A Prefeitura de Salvador informa que o uso do espaço foi autorizado de forma temporária e onerosa, e que já está em andamento um processo para realizar o chamamento público que definirá a ocupação do local”, disse a Prefeitura.
Críticas da oposição
A falta de um chamamento público foi criticada pela bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Para a vereadora Marta Rodrigues (PT), a decisão da prefeitura, sem nenhuma transparência, processo licitatório e explicação da gestão, representa “um retrocesso com a elitização dos espaços e patrimônios públicos de Salvador, transformando um símbolo do povo em vitrine de luxo para poucos e para amigos”.
“Não explica porque ela foi a escolhida, não revela valores quando é questionado pela imprensa, nem disponibiliza as informações no Portal da Transparência. Tudo feito à revelia, para atender interesses de seus amigos”, criticou Marta.
Reforma
O Elevador Lacerda foi reinaugurado no dia 25 de fevereiro deste ano, após passar por um processo de reforma e modernização iniciado no final de dezembro de 2023.
Entre as mudanças estão a instalação de portas automáticas, iluminação em LED, climatização nas cabinas e um sistema de viva-voz para comunicação com os passageiros.
Fonte: BNews