Blog Rádio Peão

Hamilton Assis critica letalidade de ações políciais: “Nós queremos que se mude a mentalidade”

O vereador de Salvador Professor Hamilton Assis (PSOL) afirmou, em entrevista ao BNews nesta quarta-feira (29), que não basta fazer homenagens e protestos pelas vítimas de operações policiais. Para o edil, é preciso mudar a mentalidade da polícia para que ela deixe de ser racista. 

“Nós queremos que se mude a mentalidade da polícia, que ela deixe de ver o pobre negro das periferias como potencial marginal e sim como pessoas que precisam ter oportunidade para desenvolver as suas potencialidades para o bem”, disse. 

O vereador ainda citou os nomes de Caíque dos Santos, de 16 anos, e Ana Luiza de Jesus, de 19, que foram vítimas fatais de operações políciais nos bairros de São Marcos e Engomadeira, ambos ocorridos neste ano.   

Segundo o edil, a gestão estadual tem feito avanças sobre a segurança pública, mas que ainda falta um debate com a população para desenvolver e fortalecer políticas públicas. Ele disse ainda que, em sua avaliação, a falta de controle social e judicial das ações policiais só elevam a letalidade das operações. 

“A falta de controle social e judicial sobre as ações da polícia é que tem levado, na minha avaliação, a essas ações terem esse nível de letalidade que a gente está tendo aqui no Estado. Portanto, é necessária uma combinação de força, inteligência e, sobretudo, de políticas sociais”, concluiu. 

Fonte: BNews