Blog Rádio Peão

MAS JÁ? Fim da federação entre União Brasil e PP pode estar mais próximo do que se imagina; saiba o motivo

A pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), os principais dirigentes do partido passaram a discutir o rompimento da federação com o Progressistas (PP). De acordo com a colunista Raquel Landim, do UOL, a possibilidade de desfazer o acordo está sendo avaliada por caciques das duas siglas antes da formalização jurídica da aliança.

A parceria foi anunciada recentemente, mas ainda não homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caiado deve se reunir nos próximos dias com o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e com o vice-presidente da legenda, ACM Neto, para tratar do tema. 

Ainda de acordo com a publicação, o movimento ocorre após um desentendimento público entre Caiado e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas. “Temos que parar com essa história de federação. Cria muita cizânia localmente”, disse Caiado a pessoas próximas.

 Os dois têm projetos políticos distintos: enquanto Caiado trabalha para viabilizar sua candidatura à Presidência da República em 2026, Ciro tem demonstrado interesse em compor como vice numa eventual chapa liderada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na Bahia, a arrumação também causou problemas, já que boa parte do PP está na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto Neto deve ser o candidato de oposição em 2026.

Fonte: BNews