A capital baiana recebe nesta quinta (30) e sexta-feira (31) um importante evento com discussões sobre o futuro das eleições no Brasil. Juristas da Justiça Eleitoral estão reunidos no Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje) para traçar estratégias e debater os desafios da disputa de 2026, com foco especial na regulamentação da inteligência artificial e no combate às fake news.
Pela primeira vez em sua história, o Copeje acontece em Salvador. O Colégio reúne ministros e ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e desembargadores e ex-desembargadores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) oriundos da advocacia. O evento, que se estenderá por dois dias, propõe uma discussão para aprimoramento do processo democrático.
A solenidade de abertura acontece nesta quinta-feira (30), em um jantar fechado para convidados no Restaurante Amado, na Avenida Contorno, a partir das 17h. A mesa de honra contará com nomes de peso da esfera jurídica e política do país: o advogado-Geral da União, Jorge Messias, e as ministras do TSE, Estela Aranha, Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo.
O dia 31 de outubro será dedicado integralmente aos debates técnicos, que ocorrerão no Hotel Deville, em Itapuã, a partir das 8h. Serão organizadas cinco mesas temáticas, reunindo especialistas para discutir:
O Novo Código Eleitoral e suas implicações.
A fraude à cota de gênero, um tema sensível e recorrente.
Aspectos do Direito Penal Eleitoral.
O enfrentamento de fake news, deep fake e, sobretudo, o uso da Inteligência Artificial na propaganda e na disputa eleitoral.
Segundo o desembargador Eleitoral do TRE-BA, Danilo Costa Luiz, vice-presidente do Copeje na Região Nordeste e anfitrião do encontro, o evento é uma “oportunidade única para que temas essenciais para o fortalecimento da nossa democracia sejam debatidos em alto nível.” Ele destaca ainda que o encontro é um momento vital de atualização e de fomento a novas ideias para quem atua diariamente na Justiça Eleitoral.
Fundado em 2016, o Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral tem como missão principal o fortalecimento da Justiça Eleitoral e a defesa da Constituição. Além de promover o debate acadêmico, a entidade atua na representação e na garantia das prerrogativas de seus membros – ministros e desembargadores que, por virem da advocacia, trazem uma perspectiva fundamental para o equilíbrio e a inovação na Justiça Eleitoral.
A programação completa do evento está disponível no perfil oficial da entidade no Instagram: @copejeoficial.
Fonte: BNews