Nesta quinta-feira (30), a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) celebrou o lançamento oficial do livro “Salvador – Grandes Obras”, uma obra em comemoração aos 50 anos da organização.
O livro aborda a evolução urbana de Salvador, ressaltando fatores da arquitetura da capital baiana. Para celebrar o lançamento, a ADEMI-BA realizou uma noite de coquetel para autoridades, parceiros, patrocinadores e associados no histórico Palacete Tirachapéu.
No evento, os autores, a jornalista Cleidiana Ramos e o arquiteto e historiador Francisco Senna, e o editor Fernando Oberlander, da Editora Caramurê, celebraram a publicação. “A arquitetura não é só matéria, a arquitetura também é viva e tem vida própria. Esse livro não é um livro científico, não é um livro técnico, é um passeio que mostra os materiais construtivos, os sistemas, as tecnologias aplicadas, os recursos de cada época. Eu encerro no último capítulo dizendo que vejo a arquitetura como uma bela mulher que troca de roupa ao longo da história. E é exatamente isso. A arquitetura vai se transformando, vai se revelando, vai mudando”, declarou o historiador.
Fernando Oberlander destacou como Salvador é representada em suas particularidades no livro. “Salvador não foi feita para ser uma cidade, e sim uma fortaleza. Essa topografia completamente acidentada certamente influenciou muito no dia a dia das pessoas e na forma de pensar as construções. Confesso que aprendi muito no processo de produção deste livro”, comentou.
Cleidiana Ramos refletiu sobre o livro com um olhar antropológico. “Esse livro é uma tradução do que é uma cidade multicultural. A Ademi-BA fez um projeto ousado, que presenteia não apenas Salvador, mas a Bahia. A Ademi-BA não fez um livro institucional para contar a sua história. Ela preferiu contar uma história maior. Porque as obras são feitas para pessoas. Parabéns à Ademi-BA”, acrescentou.
“Quando pensamos nas ações comemorativas do cinquentenário da Ademi-BA, queríamos algo que eternizasse a nossa jornada e, ao mesmo tempo, resultasse em um presente de valor histórico para a Bahia. Foram meses de planejamento e construção deste projeto. Hoje me sinto honrado em fazer parte desta grande obra que é a Ademi-BA”, comentou o presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha.
Fonte: Bahia Notícias