Blog Rádio Peão

Número de baianos mortos após megaoperação no Rio sobe para quatro; 28 são presos

Subiu para quatro o número de baianos mortos durante a megaoperação “Contenção”, deflagrada na última terça-feira (28) no Rio de Janeiro, que mirou integrantes do Comando Vermelho (CV) com atuação em diversos estados do país. A ação, realizada por forças de segurança do Rio, contou com parceria do setor de inteligência da Polícia Civil da Bahia e também resultou na prisão de 28 suspeitos, a maioria oriunda de cidades como Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari, Salvador, Itabuna e Canavieiras.

De acordo com o relatório policial preliminar obtido pelo BNews, os mortos foram identificados como Danilo Ferreira do Amor de Divino (vulgo Mazola ou Dani), Diogo Garcez Santos Silva (DG), Fábio Francisco Santana Sales (FB) e Júlio Souza Silva (Julio Galego ou Ceará). Todos eram naturais da Bahia e apontados como membros do Comando Vermelho e com envolvimento em crimes como tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de armas.

Entre os presos, estão Lucas Santos Barbosa, considerado uma das lideranças do CV em Feira de Santana; Robert da Silva de Jesus (Siri), que já havia sido preso em operações anteriores; e Rauflan Santos Costa, com mandados de prisão em aberto por tráfico e uso de documentos falsos. Também foram detidos nomes como Pedro Henrique Mascarenhas Ribeiro (Gago ou Cabeção), Marlon Niza dos Santos Júnior (Leleu) e Felipe de Jesus do Rosário, todos com passagens anteriores por crimes graves.

A Operação Contenção é parte de uma ofensiva do Rio de Janeiro contra a expansão da facção, que recentemente passou a expandir as atividades criminosas para o Nordeste. Segundo as investigações, o Comando Vermelho tem ampliado sua influência na Bahia, utilizando o interior do estado como base de apoio logístico e rota de transporte de drogas e armas.

Fontes ligadas à operação afirmam que os suspeitos presos serão encaminhados ao sistema prisional fluminense, enquanto a Polícia Civil da Bahia continuará investigando as ramificações locais do grupo. As ações seguem em andamento, e as forças de segurança não descartam novas prisões e operações complementares nos próximos dias.

Corpos ficaram expostos em rua no Rio de Janeiro após megaoperação policial (Foto: Reprodução)

 

A operação já considerada a mais letal da história do estado. Segundo um balanço oficial divulgado pela Polícia Civil do Rio, já são cerca de 121 mortos em decorrência da Operação Contenção, sendo quatro policiais. Ao todo, 113 pessoas foram presas na megaoperação.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

 

Fonte: BNews