A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Ilhéus deflagrou, na madrugada desta quinta-feira (30), a Operação Frater Dominus, que tem como objetivo desarticular uma facção criminosa envolvida em tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios e lavagem de dinheiro. A ação ocorre em cidades da Bahia e em Sergipe.
Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga e Itabuna, além de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe. Entre os alvos estão lideranças criminosas, além de políticos e servidores públicos suspeitos de participação no esquema.
Segundo as investigações, a organização criminosa movimentou mais de R$ 20 milhões em transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas pelos investigados. A Justiça determinou o bloqueio e sequestro de bens com o objetivo de descapitalizar o grupo.
A operação busca apreender materiais ilícitos, recuperar patrimônio adquirido com dinheiro do tráfico e reunir novas provas para aprofundar as investigações.
Mais de 150 agentes participam da operação, incluindo equipes da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. Na Bahia, atuam unidades como a DRACO, DENARC, 6ª e 7ª Coorpins e forças da Polícia Militar, a exemplo da CIPE Cacaueira, RONDESP Sul, TOR, CPR Sul e CPR Recôncavo. Em Sergipe, a ação conta com a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/SE).
Fonte: BNews