A Secretária Municipal de Política para Mulheres de Salvador, Fernanda Lordelo, defendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolha uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente já afirmou que sua competência para escolha vai ser a competência do indicado, fala que a secretária rebateu.
“Será que nós não temos mulheres negras competentes, com todos os requisitos que uma ministra do Supremo precisa? Tenho certeza que se bem procurado acha. O recorde de gênero e raça é um incomodo para muitas pessoas que acham que é mimimi, mas toda pauta que não me transversaliza acham que é mimimi”, disse.
Segundo ela, a falta de representatividade de mulheres negras em posições de poder, como de uma ministra do STF, não se trata de uma falta de competência, mas sim de “falta de lobby político”. Para ele, ainda é necessário pressionar os políticos para trazer mais representatividade na Suprema Corte.
“Mesmo que não seja dessa vez, pode ter certeza de que não vamos desistir de ter uma mulher nesse espaço de poder representando todas nós”, completou.
Ao falar sobre sua experiência como mulher negra em uma posição de poder, a secretária afirmou que apesar de já ser reconhecida, em muitos lugares ainda não é vista nessa posição de referência. Segundo afirmou, em muitas situações, especialmente em espaços de poder, ainda não é vista com o mesmo respeito que teriam para com um homem.
“Todas nós que somos lideranças femininas estamos passando pelas mesmas dificuldades, e esperamos que discussões como essas, em espaços amplos como o congresso traga para geste um olhar de atenção e de diversidade”, frisou.
Fonte: Bahia Notícias