Blog Rádio Peão

Caiado critica PT e gestão da segurança pública na Bahia: “Sangue baiano vale menos?”

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a gestão da segurança pública na Bahia nesta sexta-feira (31) durante entrevista à GloboNews. Segundo Caiado, o governo federal e o PT falham no enfrentamento ao crime organizado.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Se Lula realmente condena a ação do Rio de Janeiro, por que não mostra essa capacidade na Bahia, o estado mais violento, onde mais se mata hoje?”, disparou.

Caiado disse que o ex-governador e ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o atual governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), não demonstram reação proporcional ao avanço das facções na Bahia. “A maior barbárie hoje está dentro da Bahia. Por que eles não tomam iniciativa e mostram ao Brasil o que conseguiram fazer lá?”, afirmou.

Eles vêm com essa frase de ‘menos sangue e mais inteligência’. Quer dizer que o sangue do cidadão baiano é menos importante do que o sangue de quem morreu na operação do Rio?”, questionou.

Caiado defendeu que Goiás tem melhores resultados na segurança pública, já que prioriza a área.  “Aqui nós temos segurança porque é prioridade. O Estado se desenvolve com isso”, finalizou.

O que diz a Secretaria de Segurança Pública?

Procurada pelo BNews, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) evitou rebater Caiado e ressaltou a queda no número de mortes violentas no estado. Em nota, a SSP disse que “a Polícia Civil registra pelo terceiro ano consecutivo a redução das mortes violentas na Bahia”.

Em 2023 os casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte recuaram 6%, no ano passado foi contabilizada a queda de 8,2% e entre janeiro e outubro de 2025, os crimes graves contra a vida apresentaram redução de 10,2%”, diz o comunicado.

A pasta destacou também o lançamento, na semana passada, do Plano de Atuação Qualificada de Agente do Estado. “A medida tem como principal objetivo aprimorar o serviço prestado pelas Forças Policiais. Capacitação continuada, uso da tecnologia, atendimento psicológico e o Policiamento Orientado Pela Inteligência (POI) serão diretrizes adotadas para ampliar a eficiência da prevenção à violência. As medidas buscam a redução semestral de até 10% das mortes em ações policiais”, salientou.

Ainda segundo a SSP, “a proposta baiana é alinhada às diretrizes do ‘Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força’, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ao qual o Governo da Bahia aderiu recentemente”. A Secretaria reiterou ainda “o compromisso de investimento na formação e capacitação dos efetivos, com a atuação pautada sempre na legalidade”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Fonte: BNews