A creatina é um suplemento muito famoso no mundo esportivo, com o enfoque de aumentar força, energia e desempenho durante os treinos. Mas é preciso entender qual a hora ideal e como usar o produto corretamente, para que os efeitos dos resultados sejam alcançados.
Inscreva-se no canal do BNews no YouTube.
O suplemento é um aminoácido que o organismo já produz naturalmente. De acordo com o Uol, parte da creatina é armazenada nos músculos, onde se torna uma espécie de bateria reserva para momentos de esforço físico intenso.
O problema é que perdemos uma parte dessa reserva todos os dias. Por isso, é ideal fazer a suplementação para ajudar a repor e ampliar o estoque energético, aumentar a capacidade muscular de trabalho, reduzir a fadiga e acelerar a recuperação entre os treinos.
Não existe nenhum horário ideal para tomar a creatina. Estudos apontam que a hora do dia não influencia de forma significativa os resultados. Você pode tomar a substância em qualquer momento do dia, desde que se tenha regularidade no consumo. Ou seja, não tem efeito imediato, o segredo é usar de modo contínuo.
Confira como usar a substância corretamente.
- misture a dose com a primeira refeição;
- pode ser diluída em água, sucos, vitaminas e até café;
- tomar doses de 1,5 a 3 gramas de creatina, recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
- consultar acompanhamento de nutricionistas e/ou profissionais de educação física;
- tomar cuidado com o consumo exagerado (mais de 30g por dia), pois pode causar disfunções no fígado, rins e alterações no ritmo cardíaco.
Fonte: BNews