O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode se encontrar em breve com o mandatário dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. De acordo com a CNN, o governo brasileiro avalia a possibilidade de uma realização de uma nova reunião entre os chefes de Estado na próxima semana.
A nova rodada de conversa, com objetivo para reverter sanções e restrições econômicas aplicadas a autoridades brasileiras, pode acontecer em até 15 dias na em Washington D.C, capital dos EUA. O período coincide com a realização da COP30 em Belém do Pará.
O presidente Lula será representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
Auxiliares vinculados ao Palácio do Planalto indicam que os próximos passos do governo brasileiro será apresentar condições para avançar na remoção dos 40% de tarifas impostas por Trump em julho.
O governo federal tentará buscar a porcentagem de 10%, estabelecida por Trump em abril. Entre outros pontos a serem abordados estão a revogação de sanções contra autoridades brasileira, incluindo a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Fonte: BNews