Blog Rádio Peão

“Vamos mostrar como é que se enfrentam as facções”, diz Lula sobre projeto antifacção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta sexta-feira (31) sobre o projeto de combate ao crime organizado, assinado por ele e encaminhado ao Congresso Nacional. 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Em um vídeo postado nas redes sociais do momento da assinatura do projeto, Lula disse que o projeto vai mostrar “como se enfrentam as facções”. O petista ainda acusou as facções de explorarem o “povo mais humilde” do país.

“Eu estou assinando aqui para mandar um projeto de lei com urgência urgentíssima ao Congresso Nacional, que é um projeto de lei antifacção. Ou seja, nós vamos mostrar como é que se enfrentam as facções aqui neste país, como é que se enfrenta o crime organizado, como é que se enfrentam aqueles que vivem da exploração do povo mais humilde deste país”, afirmou Lula. 

O projeto foi encaminhado ao Congresso três dias depois de uma operação da polícia do Rio de Janeiro contra a facção Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão. A operação deixou 121 mortos, sendo 4 policiais. 

Polêmica sobre relação entre usuários de drogas e traficantes

Antes do envio do projeto e da realização da operação no Rio de Janeiro, Lula se envolveu em uma polêmica ao comentar sobre o tráfico internacional de drogas na Venezuela.

Na última sexta-feira (24), durante viagem à Indonésia, o petista disse que “traficantes são vítimas de usuários também”. 

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse. 

Após a repercussão negativa da declaração, Lula alega ter feito uma “frase mal colocada”, mas ressalta ter um posicionamento “muito claro contra os traficantes e o crime organizado”.

“Fiz uma frase mal colocada […] e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu Lula no X.

Fonte: BNews