O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para Belém neste sábado (1º) para entregar obras para a 30ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece entre 10 e 21 de novembro, e adiou, mais uma vez, a indicação do nome que vai ocupar a vaga do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
O favorito para ocupar a cadeira é o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. A expectativa era que o anúncio acontecesse após a volta da viagem do petista à Ásia, mas o retorno de Lula a Brasília foi tomado pela crise de segurança pública no Rio de Janeiro, com a megaoperação policial que deixou 121 mortos.
Em Belém, Lula inaugurará intervenções no aeroporto da cidade e no Porto de Outeiro. Ele deve passar cerca de 10 dias em agendas relacionadas à Conferência. Neste domingo (2) e segunda-feira (3), o presidente deve visitar comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas na região de Santarém (PA).
Já na quarta-feira (5), o petista terá reuniões bilaterais com chefes de Estado que participarão da Cúpula do Clima, marcada para quinta-feira (6) e sexta-feira (7). Depois disso, Lula tem agenda em Fernando de Noronha (PE) e deve retornar a Belém para participar da abertura da COP30.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!
Fonte: BNews