O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (26), em Brasília, com o presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, para tratar da possibilidade de o Brasil sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029.
O encontro contará ainda com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, do ministro do Esporte, André Fufuca, e do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, segundo informações do O Globo.
⚠️ AGORA!
Brasil pede à FIFA para ser sede da Copa do Mundo de Clubes de 2029.
Houve uma reunião nesta manhã em Brasília. Participaram nomes como Gianni Infantino, presidente da FIFA, Lula, presidente do Brasil, Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, Samir Xaud,… pic.twitter.com/2tCOSbgZQ6
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 26, 2026
Embora a FIFA ainda não tenha aberto oficialmente o processo de candidatura para a próxima edição do torneio, a CBF e o Governo Federal vão reforçar o interesse brasileiro em receber a competição. A primeira Copa do Mundo de Clubes no novo formato foi realizada no ano passado, nos Estados Unidos, com título do Chelsea. Espanha, Marrocos e Catar também já manifestaram interesse em sediar o evento.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
Espanha e Marrocos serão sedes da Copa do Mundo de seleções em 2030, mas a definição do Mundial de Clubes não está vinculada a esse critério, diferentemente do que ocorria até a década passada, quando a Copa das Confederações funcionava como evento-teste.
A intenção de trazer o torneio ao Brasil já havia sido apresentada pela CBF durante a edição de 2025, em reuniões entre Samir Xaud e Gianni Infantino. Desta vez, a confederação aposta no apoio formal do Governo Federal como um diferencial, em articulação conduzida pelo vice-presidente da entidade, Gustavo Dias Henrique.
No campo esportivo, o Flamengo, campeão da Libertadores de 2025, é o primeiro clube sul-americano garantido na próxima edição do torneio. Na Europa, o Paris Saint-Germain, vice-campeão no ano passado, também já está classificado.
Infantino está no Brasil para compromissos relacionados à Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputada no país no próximo ano. No domingo, a FIFA apresentou a marca oficial da competição, que terá 32 seleções e será realizada entre junho e julho, tema que também deve entrar na pauta da conversa com Lula, no Palácio do Planalto.
Durante o encontro, a CBF ainda pretende sugerir que o Brasil receba um dos próximos congressos da FIFA. O evento deste ano acontece em abril, no Canadá, uma das sedes da Copa do Mundo masculina ao lado de Estados Unidos e México. Em 2025, o congresso foi realizado em Assunção, no Paraguai.
Fonte: BNews