Os partidos que fazem oposição ao governo do Distrito Federal, composto pelo PT, PV, PCdoB, PDT e Rede, entraram com uma ação contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). A representação foi protocolada, nesta segunda-feira (26), no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e aponta “possíveis crimes e atos de improbidade administrativa”.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
A ação tem ocorre em meio às investigações contra o Banco Master, que fazia negócios com o Banco de Brasília (BRB), majoritariamente controlado pelo governo do Distrito Federal. Em 2025, o Banco Central proibiu que o BRB comprasse o Master, banco pertencente a Daniel Vorcaro.
Segundo a senadora Leila Barros (PDT-DF), “está claro o envolvimento direto do governador” no caso do Banco Master.
“A gente precisa afastá-lo. Precisamos de transparência, precisamos que a investigação transcorra sem nenhuma influência política, nem de forças e nem de poderes”, completou.
No documento enviado ao STJ ainda foi apontado que “que o conjunto de negociações envolvendo o Banco de Brasília e o Banco Master contou com a articulação e aprovação entusiasmada do governador”.
Vorcaro já havia revelado, em depoimento à Polícia Federal (PF), no ano passado, quando foi preso, que havia se encontrado com Ibaneis para tratar da venda do Master ao BRB. Os encontros teriam ocorrido entre 2024 e 2025, ocorrendo na casa do banqueiro e do governador, em Brasília.
A CNN, o governador do DF afirmou que se encontrou com Vorcaro, mas nunca tratou da compra do Banco. “Estive com ele poucas vezes e nunca tratei sobre o banco. Toda operação de compra foi tratada diretamente com o Paulo Henrique”
Fonte: BNews