O Brasil voltou às pistas da Fórmula 1 (F1) na tarde dessa segunda-feira (26) nos testes privados de Barcelona, na Espanha. O responsável por isso foi Gabriel Bortoleto, brasileiro da Audi — que comprou a antiga Sauber durante a última temporada —.
A filmagem do conhecido “shakedown” da equipe alemã e uma das novatas na categoria foi divulgada pelas redes sociais da própria categoria. No vídeo é possível ver vários momentos do brasileiro na pista e também nos boxes.
Volume up! 🔊
Here’s a first look at Audi on track in Barcelona 👋#F1 pic.twitter.com/VVhJWvAAL9
— Formula 1 (@F1) January 26, 2026
Pode-se observar que o piloto que guia o carro de número cinco da Audi saiu dos boxes em algumas ocasiões e testou várias configurações. Entre elas estiveram as configurações de pista seca com o uso do pneu macio e médio e as configurações para pista molhada com os pneus de chuva.
Neste útlimo caso foram usados o pneu intermediário e de chuva pesada. A única opção que não foi usada pelo brasileiro, nesse “shakedown”, foi o pneu duro. Essa é a última opção de pneu usado em configurações de pista seca na F1.
Resumo do Shakedown
Em todo o dia de testes em Barcelona, várias equipes e pilotos foram à pista. O piloto que mais andou foi Ocon, da Haas. O francês andou quase três Grandes Prêmios da Espanha, com 154 voltas. Já o Hadjar, da Redbull ficou em segundo com 107 voltas.
Gabriel Bortoleto, por sua vez, andou pouco. Ele fez apenas 27 voltas e parou devido a um problema não detalhado pela Audi. Ao lado dele ficaram os dois pilotos da novata Cadillac. Valtteri Bottas fez 33 voltas e Sergio Pérez fez apenas 11 voltas.
O brasileiro, inclusive, foi motivo de uma das três bandeiras vermelhas do dia. Além de Bortoleto, Colapinto, da Alpine, e Lawson, da RB, também motivaram interrupções durante o Shakedown dessa segunda-feira (26) em Barcelona. Mercedes e Ferrari não foram às pistas e devem andar apenas na próxima terça-feira (27).
Ranking por número de voltas
- Ocon (Haas): 154 voltas / +3.142s
- Hadjar (Red Bull): 107 voltas / 1.18:159
- Russell (Mercedes): 93 voltas / +0.537s
- Lawson (RB): 88 voltas /+3.354s
- Colapinto (Alpino): 60 voltas / +2.030s
- Antonelli (Mercedes): 56 voltas / +2.541s
- Bottas (Cadillac): 33 voltas / +6.492s
- Bortoleto (Audi): 27 voltas / 7.137s
- Pérez (Cadillac): 11 voltas /+7.815s
🚨RESUMO DO PRIMEIRO DIA DE SHAKEDOWN
Ranking por número de voltas por piloto (melhor tempo ao lado)
Ocon é quem completa mais voltas (quase a distância de 3 GPs da Espanha), enquanto Hadjar faz melhor tempo e é segundo em critério de voltas
Mercedes muito bem, com segundo… pic.twitter.com/uHs4IlmBPi
— Estagiário da F1 (@EstagiariodaF1) January 26, 2026
Assista ao Arena BNews da última sexta-feira (26):
Fonte: BNews