O Esporte Clube Bahia terá um desfalque importante para a sequência da temporada. A jovem promessa Ruan Pablo, de 17 anos, passará por cirurgia no tornozelo esquerdo após sofrer uma lesão durante partida válida pelo clássico Ba-Vi, pelo Campeonato Baiano, no último domingo (25)
Segundo informações apuradas pelo BNews, o atacante foi avaliado por um especialista na manhã desta terça-feira (27), no Hospital Aliança. Após a consulta, a indicação foi de intervenção cirúrgica, procedimento que deve afastar o jogador de todo o primeiro semestre de 2026.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
A lesão aconteceu ainda no início do clássico, aos sete minutos do primeiro tempo, Ruan se envolveu em uma disputa com o goleiro Gabriel e acabou levando a pior. O atacante chegou a receber atendimento médico e tentou continuar em campo, mas, aos 12 minutos, pediu substituição e deixou o gramado, sendo substituído por Dell.
Ruan Pablo via IG: “Eu voltarei mais forte 🙏🏾” pic.twitter.com/zjDydGiYWq
— Vou de Bahêa (@voudebahea) January 26, 2026
Na ocasião, o departamento médico do Bahia informou que o atleta havia sofrido uma entorse traumática no tornozelo esquerdo e que seria reavaliado nos dias seguintes, o que acabou confirmando a necessidade de cirurgia.
Renovação do contrato
Aos 17 anos, o atacante renovou contrato recentemente, com novo vínculo válido até 2030, o anterior se encerraria em 2027. Ruan Pablo chegou ao Bahia com apenas 11 anos e acumula feitos importantes. Em junho de 2024, estreou no time profissional contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, tornando-se o jogador mais jovem a atuar pelo clube.
No ano passado, também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, com a qual disputou a Copa do Mundo da categoria, no Catar. Titular absoluto, foi um dos destaques da campanha que terminou na semifinal, com gols e assistências.
Com a renovação contratual, o Bahia elevou a multa rescisória do atleta para o mercado nacional para R$ 110 milhões. Já para clubes do exterior, o valor segue fixado em 200 milhões de euros, cerca de R$ 1,2 bilhão.
Fonte: BNews