Blog Rádio Peão

Laudo revela piora no quadro de Adélio Bispo e delírios sobre eleição com nomes da Globo

Autor da facada contra Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018, Adélio Bispo foi submetido a um novo exame para avaliar se ele poderia deixar a prisão. No entanto, o laudo mostra uma piora significativa do quadro psiquiátrico no período em que ele esteve detido. As informações são da coluna de Manoela Alcântara, no site Metrópoles.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a publicação, os peritos que examinaram Adélio o descreveram como uma pessoa de “humor subjetivo tranquilo”, mas ansioso e tenso. Ele apresenta “afeto reduzido, empobrecido, com pouca variação emocional ao longo da entrevista”.

Durante o exame, Adélio disse aos peritos que desejava se candidatar à Presidência da República. Ao ser questionado sobre quem gostaria de ter em sua chapa, ele teria dito “com firmeza” que sua primeira opção seria Patrícia Poeta. Em caso de recusa, a segunda opção seria William Bonner. A justificativa é de que os jornalistas transmitiriam credibilidade ao público durante as eleições.

“Tais manifestações denotam comprometimento do senso de realidade e exacerbação da autoestima delirante, reforçando o diagnóstico de transtorno psicótico persistente”, diz trecho do laudo.

Ainda segundo a avaliação, Adélio foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide. Ele estaria com uma percepção distorcida da realidade e das consequências da facada contra Bolsonaro.

“A análise clínica longitudinal do sr. Adélio Bispo de Oliveira demonstra um quadro de transtorno mental crônico, com características compatíveis com transtorno esquizofrênico, manifestado por sintomas positivos persistentes, prejuízo afetivo, ausência de insight e recusa terapêutica decorrente da própria psicose. Trata-se de condição clínica que, pela natureza e gravidade, exige cuidado especializado, contínuo e estruturado, conforme literatura psiquiátrica consolidada”, diz trecho do laudo.

Fonte: BNews