A última sessão plenária sob a presidência da desembargadora Cynthia Maria Pina Resende no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) , ocorrida nesta quarta-feira (28) foi marcada por um tom de dever cumprido, homenagens calorosas e a recepção de novos membros à Corte. Em um discurso emocionado, a magistrada destacou o fortalecimento da produtividade e o resgate do “sentimento de pertencimento” entre servidores e magistrados durante o seu biênio.
Semente do pertencimento
Ao se despedir do comando da Corte baiana, Cynthia Resende não escondeu a satisfação com os resultados alcançados. Segundo a presidente, o foco de sua gestão foi humanizar o Judiciário e valorizar a carreira magistral, desde a primeira instância até o segundo grau.
“A palavra que mais ouvi nestes últimos dias foi que plantei uma semente: a do sentimento de pertencimento ao Tribunal de Justiça”, afirmou a desembargadora. Ela reconheceu que, embora não tenha sido possível realizar 100% das metas, entrega a gestão com cerca de 80% dos objetivos concluídos, elevando o patamar de eficiência do tribunal. “Sozinhos não fazemos nada. Todos trabalharam felizes porque se sentiram valorizados”, completou.
Homenagens e reconhecimento
A sessão também serviu para reconhecer o trabalho de figuras-chave da atual Mesa Diretora. Houve elogios enfáticos ao desembargador Roberto Frank pela “atitude corajosa” à frente da Corregedoria, e ao desembargador Lidivaldo Britto, que encerrou seu ciclo de três anos na Ouvidoria com índices de resolução elogiados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O desembargador João Bosco, que frequentemente substituiu a presidente em ausências institucionais, também foi lembrado pela excelência na condução dos trabalhos no Pleno e no Órgão Especial.
Boas-vindas aos novos desembargadores
Em um dos momentos mais solenes, a desembargadora Ivone Bessa, saudou formalmente os novos integrantes do TJBA, destacando a trajetória de cada um na primeira instância. Essa foi a primeira sessão plenária dos novos membros da Corte: Andréa Paula Matos Rodrigues de Miranda, Graça Marina Vieira Furtado, José Reginaldo Costa Rodrigues, Lívia Pereira de Jesus, Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira e Rilton Góes.
Transmissão de Cargo
Com a proximidade da posse da nova mesa diretora para o biênio 2026-2028, que ocorrerá em dois momentos, Cynthia Resende desejou sorte ao seu sucessor, o desembargador José Rotondano. “Eu sei que ele ama tanto este Poder Judiciário como eu amo. Tenho certeza de que ele irá prosseguir, ampliar e melhorar ainda mais o que construímos”, declarou.
A nova composição terá o desembargador Rotondano na presidência, acompanhado pelos desembargadores José Vando (1ª Vice-Presidência), Mário Albiani Júnior (2ª Vice-Presidência) e Salomão Resedá e Pilar Célia na Corregedoria. A posse administrativa ocorrerá em sessão extraordinária na segunda-feira (2) e a posse solene na sexta-feira (5).
Fonte: BNews