Blog Rádio Peão

Hecatombe familiar: Rota de colisão entre Otto e Coronel cria risco de racha no PSD da Bahia

Os senadores Otto Alencar e Angelo Coronel estão em rota de colisão na Bahia. De acordo com fonte dos BNews, os dois principais nomes do PSD na Bahia não se falam já há algum tempo e a situação ameaça escalar para um racha na sólida composição formada pelo partido no estado.

O cenário preocupante foi causado por conta do impasse para a chapa majoritária ao Senado na Bahia, que ultrapassou a esfera política e atingiu os núcleos familiares dos caciques, amigos de longa data.

A amizade começou a degringolar com a indicação e consequente nomeação de Otto Filho para a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A escolha de Otto Filho ao TCE, nos bastidores, representou um “prêmio de compensação” ao presidente estadual do PSD, uma vez que teve o partido rifado da chapa. Se antes o discurso de Otto era duro contra o Partido dos Trabalhadores (PT) diante a chapa “puro-sangue”, a chegada do filho ao órgão amenizou o tom adotado pelo senador ao dialogar sobre o imbróglio envolvendo Angelo Coronel.

A gota d’água para Coronel aconteceu no início deste ano, quando Otto confirmou o apoio do PSD à reeleição de Jerônimo, mesmo sem o partido ter lugar na chapa. Desde então o contato entre os dois foi encerrado de vez.

De acordo com fontes ouvidas pelo BNews, a avaliação é que Otto, que está confortável por não disputar à reeleição, conseguiu estabilizar os filhos dentro do xadrez político, evitando perdas de espaço e de força na política baiana.

Por outro lado, a sua relação com Angelo Coronel seguiu na posição contrária, uma vez que os dois se comunicam mais.

DISPUTA FAMILIAR

Segundo os interlocutores ouvidos pela reportagem, a decisão de Otto em lançar o filho Daniel Alencar à Câmara Federal também não foi bem vista por Angelo Coronel. A expectativa de Coronel era de que Otto apoiasse a reeleição do deputado federal Diego Coronel, o que não aconteceu.

O embate é visto com preocupação não apenas por membros do PSD baiano, mas também pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, que teme um racha e consequente enfraquecimento no estado.

ISOLAMENTO

No último final de semana, em entrevista à imprensa, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou a saída da pasta em março para trabalhar na candidatura ao Senado pela Bahia. O pronunciamento de Rui ocorre em meio ao isolamento de Angelo Coronel em Miami. O senador tem evitado falar com a imprensa e até mesmo com aliados.

Em meio a tudo isso, as negociações foram assumidas pelo senador Jaques Wagner (PT) e Diego Coronel (PSD). Este último, inclusive, já se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O encontro foi compartilhado por Diego e Jerônimo na internet. O governador da Bahia classificou o deputado como “bom articulador”, pontuando que a reunião reforça a ideia que o grupo político na Bahia continue “unido e forte”.

“Esse diálogo reforça nossa parceria e abre caminhos importantes para a construção de projetos em 2026”, cravou o petista à época.

Fonte: BNews