Os entraves entre os senadores Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD) têm atingido as esferas nacional e estadual da política diante um possível racha do PSD na Bahia, 4º maior colégio eleitoral do Brasil.
De acordo com informações obtidas pelo BNews, o impasse sobre a formação da chapa ao Senado tem preocupado, principalmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma vez que, no Congresso, Otto Alencar e Angelo Coronel possuem posições estratégicas para o Governo Federal.
Otto ocupa a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal do Senado. À frente do colegiado, o senador tem atuado de forma rígida contra temas que podem desfavorecer Lula como o PL da Dosimetria e a PEC da Blindagem, ambas pautas com forte apoio de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por outro lado, Coronel é o relator da Lei Orçamentária Anual (LOA). O senador tem em mãos o relatório final do projeto do orçamento (PLN 26/2024), responsável por organizar emendas e definir gastos. O baiano ocupa uma posição central e estratégica por poder articular com líderes e com o governo para decidir quais emendas parlamentares serão incluídas, ajustadas ou rejeitadas no texto do orçamento.
PROBLEMAS NA BAHIA
O possível racha no PSD na Bahia tem se tornado uma inquietação dentro do grupo político. O estado, que é considerado reduto eleitoral do PT, garantiu a Lula mais de seis milhões de votos (72%) em 2022, quando o petista disputou a Presidência da República com Jair Bolsonaro.
O possível rompimento é visto como uma oportunidade para que Angelo Coronel busque se abrigar na oposição no estado, liderada por ACM Neto (União Brasil). O receio é que a mudança de lado do senador consiga retirar votos estratégicos para Lula, que vai concorrer à reeleição.
Nesta semana, o governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado, acertou a filiação ao PSD. O gestor estadual tem defendido que a sua saída do União Brasil e o embarque na legenda presidida nacionalmente por Gilberto Kassab é para que a sigla tenha “estrutura partidária e musculatura política com o objetivo de derrotar o PT”.
Fonte: BNews