Um comerciante de 38 anos, identificado como Ivalo da Cruz Mateo, está desaparecido desde a última sexta-feira (23), quando foi retirado à força do próprio depósito de bebidas, na localidade de Coqueiros, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano.
De acordo com informações obtidas pelo BNews, a vítima foi sequestrada por homens armados e encapuzados. No momento da abordagem, Ivalo consertava uma peça no motor do próprio barco de pesca, que fica no estabelecimento. O celular dele ficou sobre a mesa, nenhum objeto foi levado e um pé da sandália que usava foi encontrado no local, o que indica que a ação foi rápida.
As investigações iniciais apontam que o sequestro teria sido cometido por mais de 20 integrantes da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM). Desde o desaparecimento, equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil realizam buscas em áreas de mata da região, mas até o momento a vítima não foi localizada.
Durante as apurações, as autoridades também foram informadas de que, apesar de manter um comércio no local, Ivalo seria suspeito de comercializar armas para facções criminosas rivais ao BDM, o que poderia ter motivado o sequestro, ocorrido dentro do próprio estabelecimento. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente.
Polícia realiza buscas
Nesta quarta-feira (28), equipes das polícias Civil e Militar realizaram incursões por uma área de mata onde, supostamente, o corpo do comerciante teria sido desovado. De acordo com o capitão Tedy Deiró, da 85ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), as características do terreno dificultaram as buscas.
“A área é extremamente difícil, com mata densa e extensa, além do período chuvoso, o que dificulta ainda mais o trabalho. Mas queremos deixar claro para a família de Ivalo e para a comunidade que vamos nos cansar, mas jamais desistir. Só vamos parar quando encontrarmos o corpo dele”, disse ao BNews.
Já o delegado Cleberton Barreto destacou que as investigações não serão interrompidas até o esclarecimento do caso.
“As informações preliminares indicam que o corpo teria sido desovado nessa região de mata onde estamos realizando diligências. Até o momento, não conseguimos localizar a vítima, mas nosso principal objetivo agora é encontrar o corpo e dar uma resposta à família e à sociedade. (…) A Polícia Civil não vai parar. Já realizamos operações na região, retiramos indivíduos de circulação e seguimos cruzando informações para identificar autoria e motivação”, afirmou.
Quem é a vítima
Ivalo da Cruz Mateo é casado, pai de uma adolescente de 12 anos e também atua como taxista, além de manter um comércio na região. Segundo familiares, ele não possuía desavenças, não vinha sofrendo ameaças e não tinha envolvimento com atividades criminosas.
Parentes relataram à polícia que, durante uma operação realizada recentemente em Maragogipe, criminosos teriam invadido a residência da vítima. Na ocasião, Ivalo se trancou em um quarto com a esposa e a filha e acionou as autoridades. Desde então, nada mais teria ocorrido, mas a família teme que o desaparecimento possa ter sido uma represália pelo pedido de ajuda à polícia.
Outro episódio que passou a integrar o contexto da investigação foi o roubo do carro de Ivalo, registrado no dia 4 de janeiro deste ano, em frente ao sítio do pai. Familiares também não descartam a possibilidade de relação entre esse crime e o sequestro.
Em nota, a Polícia Civil informou que diligências investigativas seguem sendo realizadas pela Delegacia Territorial de Maragogipe, e que novos detalhes não podem ser divulgados neste momento para não comprometer o andamento das investigações.
Fonte: BNews