Blog Rádio Peão

Especialistas apontam otimismo para o turismo e o Carnaval baiano, apesar dos ajustes da reforma tributária

Durante o evento promovido pela Fecomércio Bahia (Fecomércio-BA) nesta quinta-feira (29), que discutiu as perspectivas econômicas de 2026 e os impactos da reforma tributária, especialistas avaliaram que o setor de turismo deve manter um desempenho positivo, especialmente na Bahia, mesmo diante do novo modelo de cobrança de impostos.

O economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes, explicou em entrevista ao BNews que os efeitos diretos da reforma ainda não serão sentidos neste Carnaval, mas podem começar a aparecer a partir de 2027. “Por conta da reforma agora, não. Mas digo que, no carnaval de 2027, isso já pode ocorrer, porque a implementação do imposto começou em janeiro”, disse.

Bentes ressaltou que o turismo deve ser beneficiado por alíquotas reduzidas, já previstas na nova estrutura tributária. “Para o setor de turismo, existem redutores que já foram anunciados. Então, a tendência é de não chegar a 30%, com uma alíquota menor para esse imposto”, explicou.

O economista destacou ainda o forte desempenho do turismo nacional depois da pandemia, impulsionado pela expansão da renda e pelo aumento da chegada de visitantes estrangeiros. “O setor vem de bons anos, com recorde de turistas internacionais no Brasil e mais renda circulando no mercado interno, o que também fortalece o turismo doméstico”, completou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Já o presidente do Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, reforçou o otimismo com as perspectivas do turismo baiano, especialmente com a chegada do Carnaval. “A Bahia vem batendo recordes no setor. Somos o segundo estado brasileiro em turismo e líder absoluto no Nordeste”, destacou.

Segundo ele, o impacto do turismo vai além da folia. “Essa é uma atividade transversal que movimenta transporte, hospedagem, alimentação e comércio. Toda a cadeia produtiva baiana se beneficia”, afirmou.

Kelsor também pediu continuidade nas políticas públicas para fortalecer o setor. “Esperamos que o Governo do Estado e as prefeituras mantenham programas para atrair turistas brasileiros e estrangeiros. O Carnaval é o melhor do mundo, e precisamos aproveitar esse momento para gerar negócios e renda”, concluiu.

Fonte: BNews