Blog Rádio Peão

Mercado global de embarcações recreativas movimentará bilhões de dólares até 2032 e Brasil acompanha a tendência

O mercado global de embarcações recreativas  deve movimentar cerca de US$ 24,64 bilhões até 2032, com expectativa de crescimento médio anual superior a 6% no período. O Brasil acompanha a tendência mundial.

As informações constam do levantamento da consultoria internacional MarketsandMarkets, segundo o qual, os Estados Unidos concentram a maior fatia desse mercado, com destaque para a Flórida como principal hub de consumo, distribuição e lançamentos de embarcações.

Isso explica por que fabricantes brasileiros seguem apostando na presença física e comercial no mercado náutico norte-americano. A participação em feiras regionais e internacionais continua sendo considerada estratégica para ganhar visibilidade, fortalecer redes de distribuição e acompanhar de perto o comportamento do consumidor em um dos mercados mais maduros do mundo.

Para Allan Cechelero, diretor da Triton Yachts, estaleiro nacional com mais de 40 anos no mercado e com atuação no Brasil, nos Estados Unidos – EUA e em outros países do globo, a presença contínua em feiras internacionais faz parte de uma estratégia de longo prazo. “Os Estados Unidos seguem sendo um mercado prioritário para a indústria náutica mundial e também para o Brasil, e a Flórida, com seu potencial, tem um papel central nisso. Mesmo diante de ajustes econômicos e regulatórios recentes, nossas exportações seguiram dentro do esperado. Para 2026, a expectativa é de estabilidade com tendência de crescimento gradual. Essas feiras funcionam como um termômetro do setor. É onde observamos tendências de design, comportamento do consumidor e formatos de uso que acabam influenciando o mercado global”, afirma.

Atualmente, de acordo com a pesquisa, os EUA respondem, atualmente, por cerca de 40% de sua produção. Como parte da estratégia de fortalecimento da presença internacional, a marca juntamente com outras empresas do setor mundial, participou, neste final de semana, da 48ª edição do St. Petersburg Power and Sailboat Show, realizada no litoral da Flórida.

Fonte: BNews