A Polícia Militar da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (29), a primeira edição de 2026 da Operação Força Total, realizada de forma simultânea nos 419 municípios do estado. A ação tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo, coibir crimes e alcançar lideranças de facções criminosas.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Magalhães, a operação já apresenta resultados positivos nas primeiras horas, com prisões de criminosos fora da capital.
“Em Salvador, a operação segue sem intercorrências, mas no interior do estado já tivemos resultados importantes. Chegamos a líderes de criminosos que atuavam em bairros de Salvador e que estavam no interior. Já realizamos duas prisões dentro dessa operação e vamos fazer outras com certeza”, afirmou ao BNews.
O comandante ressaltou ainda que a Operação Força Total vem sendo executada de forma contínua e tem gerado impactos significativos, especialmente no enfrentamento à criminalidade armada. “Ela tem sido exitosa. Ao longo das edições, já apreendemos mais de 1.100 armas. Cada arma retirada de circulação representa vidas preservadas”, disse.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou que os primeiros dados da operação indicam resultados expressivos, com apreensões de armas e drogas, além da prisão de lideranças criminosas ligadas a facções que atuam no estado.
“Os primeiros dados são muito positivos. Tivemos apreensão de armas, drogas e a prisão de criminosos, inclusive de uma liderança ligada a um bairro de Salvador que estava no interior do estado. Também houve outra prisão importante ontem na costa litorânea, de um indivíduo responsável por determinar mortes violentas na região do Rio de Contas, especialmente em Ipiaú”, destacou.
Segundo o secretário, a Operação Força Total integra uma série de ações conjuntas entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, incluindo erradicação de pés de maconha e grandes ofensivas no extremo sul da Bahia.
“É um ‘dia D’, que a gente faz um trabalho de ostensividade, trabalho de prevenção, mas que vem junto com outras operações.A nossa tônica é continuar trabalhando contra as facções, alcançar lideranças criminosas e aumentar a apreensão de armas e drogas para reduzir, dia após dia, os índices de criminalidade, sempre com responsabilidade e ao lado da população”, disse.
Força Total
A operação mobiliza efetivos em todas as regiões da Bahia, com o uso de drones, aeronaves, viaturas e motocicletas, além do apoio de informações estratégicas de inteligência. As ações incluem patrulhamento ostensivo, incursões em áreas sensíveis, remoção de barricadas, abordagens preventivas e cumprimento de mandados judiciais.
De acordo com a Polícia Militar, ao longo das 12 edições realizadas em 2025, a Operação Força Total resultou na retirada de 322 armas de fogo de circulação, na prisão de 935 pessoas, na apreensão de 81 adolescentes, na recuperação de 183 veículos e no cumprimento de 160 mandados de prisão.
Fonte: BNews