Blog Rádio Peão

Vale é multada em R$ 1,7 milhão por vazamentos em minas de Congonhas e Ouro Preto

A mineradora Vale foi multada em R$ 1,7 milhão pelo governo de Minas Gerais por danos ambientais causados pelo vazamento de água e sedimentos em duas de suas operações. As falhas no sistema de drenagem foram identificadas pelas autoridades locais nas minas de Fábrica, em Congonhas, e de Viga, em Ouro Preto.

Os incidentes, registrados no último domingo (25) e segunda-feira (26), não deixaram vítimas, mas geraram grandes impactos ao meio ambiente. Na Mina de Fábrica, o volume de material que vazou em direção ao Rio Maranhão chegou a 262 mil metros cúbicos. Já na unidade de Viga, o lançamento de sedimentos atingiu o Córrego Maria José, que também deságua no Rio Maranhão.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) determinou a suspensão por tempo indeterminado das atividades em ambas as unidades. As causas dos vazamentos e as extensões dos danos serão analisadas pelas autoridades.

Incidente na CSN

Enquanto as autoridades monitoram as operações da Vale, a Prefeitura de Congonhas reportou um terceiro vazamento na mesma semana, nesta quinta-feira (29). Desta vez, a ocorrência foi em uma estrutura da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Segundo o órgão municipal, o problema teria ocorrido no dique de Fraile, localizado na mina Casa de Pedra.

Fonte: BNews