O compositor Tonny Carqueija realizou uma grave denúncia contra o cantor Devinho Novaes, acusando o artista de usar uma das músicas que compôs sem a devida autorização. Em entrevista ao BNews, Tonny deu detalhes sobre o ocorrido, afirmando que tentou um contato amigável com o cantor, mas que ambos não chegaram a um consenso.
Tonny afirmou que Devinho fez o uso indevido da sua música, sem pedir a sua autorização. O compositor explicou que a canção foi escrita nos anos 2000, e que a banda Unha Pintada foi a primeira a gravá-la, mas com a sua permissão. Trata-se da música “Então Vá”.
Ao tentar o contato com Devinho para conseguir os direitos da canção de forma legal, Tonny, que começou a carreira na construção civil e viu na música uma forma de viver da sua paixão, afirma que foi tratado com grosseria.
“Ele foi muito petulante, ele foi muito arrogante. Ele está pensando que ele é artista, ele pode tratar o compositor assim. A questão aí jamais não é mais só de grana, é questão de honra.
O compositor afirma que é detentor de 60% dos direitos da canção, com os outros 40% pertencentes a Jair Moreira. “Ele foi foi dizendo que esse Jair Moreira passou a liberação para ele, mas eu conheço meu parceiro, ele não passou a liberação. Porque toda a liberação quando é feita direto ao autor, ou os compositores, ele tem essa autonomia de entrar em consenso”, relatou.
Tonny reforça que a denúncia tem objetivo de mostrar que os compositores merecem ser respeitados, valorizados e dadas as devidas aprovações em seus projetos. “Ele está pensando que ele tá lidando com qualquer um compositor. E isso eu quero ser voz de outros compositores que sofrem o mesmo”.
Devinho Novaes se manifesta e nega acusações
A reportagem do BNews entrou em contato com o cantor Devinho Novaes que se manifestou sobre o ocorrido. Ele declara que tentou chegar a um acordo com Tonny, mas sofreu ameaças do compositor. “A gente conversou, só que ele começou a me ameaçar, começou a falar um bocado de coisa, me chamando de maluco, me chamando de um bocado de coisa”, declarou.
Devinho disse que chegou a falar com Tonny que iria tentar resolver a autorização da melhor forma, tentando ver se a música havia rendido para fazer a separação dos valores, mas afirmou que houve resistência. “Só que ele começou a dizer para não tirar dinheiro meu, sendo que a gente não sabia”, alegou.
“E aí a música estava lá na plataforma com o nome dos compositores, inclusive o próprio amigo dele falou comigo, ele disse que o amigo dele que é chamado de Jair, disse que não era compositor, sendo que o outro compositor falou comigo disse bem assim: ‘Uma música é minha também’. Agora ele quer tirar onda, querendo estourar dinheiro das pessoas e não sabe conversar com as pessoas”, acusou.
O cantor afirmou que tentou resolver a situação com os advogados, mas voltou a ser xingado e ameaçado pelo compositor. Inclusive, Devinho garante que vai abrir uma queixa e processo contra Tonny.
O BNews entrou em contato com Jair Moreira, o segundo compositor da canção, para mais informações sobre o seu lado da história, mas não obteve retorno. Caso ele se pronuncie sobre o caso, a matéria será atualizada com mais informações.
Fonte: BNews