No mês de janeiro, uma parceria de peso resultou na exportação de cerca de cinco mil toneladas de biodiesel avançado pelo Porto de Aratu , na Bahia. Tal realização consolida o estado como região estratégica para embarque e desembarque da commodity por parte da Petrobras Biocombustível.
A exportação é fruto da parceria entre a Petrobras Biocombustível (PBIO) e a Inpasa, uma das maiores biorrefinarias de grãos da América Latina, com atuação consolidada no Brasil e no Paraguai. Esta é a terecira comercialização somente neste mês. “A operação reforça o papel estratégico do estado na logística de biocombustíveis voltados ao mercado internacional. Estão sendo exportadas, aproximadamente, 4.400 toneladas de biodiesel produzido pela PBIO e comercializado para a Grenco Grains, subsidiária da Inpasa”, afirma a PBIO.
A carga, que tem garantia de redução de 84% nas emissões de gases de efeito estufa (GHG) em relação ao combustível fóssil de referência definido pela União Europeia, é destinado ao Porto de Rotterdam, um dos principais hubs energéticos da Europa.
“Com essa operação, a PBIO consolida a Bahia como um elemento-chave em sua estratégia de exportação de biocombustíveis avançados, fortalecendo a posição do Estado na transição energética e ampliando sua relevância no comércio internacional de produtos sustentáveis. A companhia avalia que, por questões logísticas e industriais, os próximos carregamentos destinados ao mercado europeu também deverão ter o Porto de Aratu como ponto de saída, ampliando ainda mais a importância da infraestrutura baiana nesse processo”, revela a empresa.
Fonte: BNews