Blog Rádio Peão

Racha no acordo? ACM Neto pode rifar Republicanos da chapa para firmar aliança com Coronel; entenda

As incertezas envolvendo a movimentação do senador Angelo Coronel (PSD) podem atingir mais um partido no xadrez político baiano. Desta vez, o Republicanos pode ser rifado da chapa majoritária do pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil).

Fontes ouvidas pelo BNews revelaram que Angelo Coronel tem agido como “agente duplo”, tentando encontrar um espaço para chamar de seu na eleição de 2026. O senador, inclusive, teria recebido um convite para deixar o PSD e se filiar ao União Brasil, abalando as articulações do Republicanos, que busca ampliar o poder político na Bahia.

Com uma possível chegada de Coronel ao União Brasil e a sede do político pela permanência na disputa à reeleição ao Senado, o Republicanos seria realocado para a vice na chapa, o movimento desaprovado pelo presidente estadual da legenda, Márcio Marinho.

Com o embarque de Coronel na oposição, o senador disputaria o Senado ao lado do ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL).

Nesta semana, em entrevista ao BNews, Márcio Marinho reiterou a lealdade do Republicanos ao grupo liderado por ACM Neto, defendendo que a legenda já acompanha o ex-prefeito de Salvador “há um certo tempo”.

“É importante também dizer que nós já estamos aqui há um certo tempo, muito embora agregue bastante na chapa de Neto, mas é importante somar, sempre somar. Não pode trazer um e perder o outro, não pode trazer um e enfraquecer aqueles que com ele está há muito tempo, mas se o Ângelo Coronel vier, tem espaço para gente estar conversando”, afirmou.

De volta a 2022?

O cenário para o Republicanos em 2026 pode repetir o mesmo feito de 2022. Na época, o partido perdeu espaço para o Progressistas (PP), com a candidatura de Cacá Leão ao Senado após o então vice-governador, João Leão, romper com o governador Rui Costa (PT) e se abrigar na oposição.

Na eleição passada, o partido ficou com a vice, sendo a empresária Ana Coelho a escolhida para o posto. 

De saída?

Na manhã desta sexta-feira (30), Angelo Coronel quebrou o silêncio diante dos entraves para conseguir disputar a reeleição. Em entrevista ao Giro Baiana da Baiana FM (89,3), o senador cravou que não vai abrir mão do espaço na chapa majoritária.

“Perder o que já tem e o que está conquistado, ninguém aqui está pedindo para tirar a vaga de ninguém. É uma coisa que eu não aceito”, destacou.

“Sou candidato a senador. Se eu tiver a vaga para que eu possa fazer a minha campanha não vejo porque sair do partido. Agora, só posso estar num lugar quando as pessoas que estão nesse lugar querem a companhia”, complementou. 

Fonte: BNews