A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) divulgou nesta sexta-feira (30) a utilização do sistema Alerta Celular para os foliões que irão curtir o carnaval neste ano em Salvador e no interior do estado. O sistema possui um banco de dados que agiliza na identificação de celulares recuperados em ações policiais.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Para fazer o cadastro, o cidadão só precisa acessar o site do Alerta Celular (alertacelular.ssp.ba.gov.br) e preencher seus dados pessoais. Após a inserção das informações individuais, o cidadão deve inserir o IMEI do aparelho que deseja registrar. O IMEI pode ser encontrado na nota fiscal de compra ou discando *#06# no teclado do próprio celular.
Com o cadastro realizado, caso o aparelho seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta. Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o BO. Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado.
Neste ano, segundo a PC-BA, equipes especializadas, tecnologia de rastreio e policiais disfarçados estarão nos circuitos para combater furto, roubo e receptação.
Veja:
Fonte: BNews