BrasilNotícias

Aplicativo criado para agilizar doações de sangue pode ser desativado em Sorocaba

Criadora da ferramenta diz que não tem mais condições de manter a tecnologia funcionando por falta de apoio financeiro. Hemonúcleo alega que ainda não foi informado. Aplicativo criado para agilizar doações de sangue pode ser desativado em Sorocaba
Reprodução/TV TEM
Um aplicativo criado há dois anos em Sorocaba (SP) para agilizar doações de sangue pode ser desativado até o fim do ano.
O objetivo da ferramenta é aumentar as doações no Hemonúcleo da cidade. Quem chega ao local e informa o agendamento via celular ou computador é atendido de forma mais rápida.
A ideia do aplicativo deu tão certo que foi estendida para outros 12 hemonúcleos do estado, o que facilita para quem está fora da cidade onde mora e quer agendar a doação.
O sistema também informa qual tipo de sangue é o mais necessário. Em Sorocaba, o estoque aumentou em média 10% depois que o Time do Sangue começou a funcionar. Além disso, 30 entre cada 100 doações são feitas via aplicativo.
Aplicativo criado para agilizar doações de sangue pode ser desativado em Sorocaba
Mas, para que a ferramenta continue funcionando, são necessários investimentos. A criadora do projeto contou que não tem mais condições de manter a tecnologia por falta de apoio financeiro e que, até o fim deste ano, ele deve ser desativado.
O personal trainer Vitor Hugo Silva é um dos usuários do sistema. Ele baixou o aplicativo Time do Sangue e agora só faz a doação depois de agendar tudo pelo sistema.
“Na faculdade, a gente é incentivado a fazer doação, aí a gente fez a doação e acabei pegando o costume. A gente não precisa fazer fila, é só chegar e falar que é doador do aplicativo do Time do Sangue ir direto para a sala”, conta.
“Você já agenda o horário que você quer, é mais prático, mais rápido para doações. Vamos usar a nosso favor para beneficiar o próximo”, comenta o frentista João Carlos da Silva.
A direção do Hemonúcleo de Sorocaba disse que ainda não foi informada sobre a possível desativação do aplicativo e que espera um contato da idealizadora do Time do Sangue.
Em Sorocaba, o estoque aumentou em média 10% depois que o aplicativo começou a funcionar
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí
Show More

Artigos Relacionados