BrasilNotícias

Chefe da Estação de Tratamento de Água Guandu é exonerado pela Cadae

Júlio César Antunes, que trabalha na empresa há 30 anos, foi demitido depois da crise no fornecimento de água ser criticada pelo governador Wilson Witzel (PSC). Estação de tratamento de água do Guandu, que abastece grande parte do Rio de Janeiro
Reprodução/ TV Globo
O chefe da Estação de Tratamento de Água Guandu, Júlio César Antunes, foi exonerado pela Cedae na noite desta terça-feira (14), após a crise no abastecimento de água do Rio de Janeiro chegar ao seu 12º dia.
Venda de galões de água dobra, segundo sindicato
A demissão do funcionário, que trabalhou na companhia por 30 anos, foi divulgada no mesmo dia em que o governador do estado, Wilson Witzel (PSC), fez duras críticas ao fornecimento de água no RJ.
Witzel disse que são “inadmissíveis os transtornos que a população vem sofrendo por causa do problema na água fornecida pela Cedae”.
Pelo Twitter, ele também afirmou que determinou “apuração rigorosa tanto da qualidade da água quanto dos processos de gestão da companhia”.
“A empresa deve acelerar a solução definitiva para aprimorar a qualidade da água e do tratamento de esgoto das cidades próximas aos mananciais. O consumidor não pode ser prejudicado”, acrescentou o governador.
Água em várias partes do Rio de Janeiro apresenta cor, cheiro e gosto diferentes
Reprodução TV/ Globo
Desde a semana passada, moradores de várias regiões do Rio de Janeiro reclamam da qualidade da água fornecida pela Cedae. Em várias regiões do estado – sobretudo Zona Oeste e Baixada – a água apresentou mudança na coloração, cheiro e gosto. Alguns moradores chegaram a relatar que se sentiram mal.
Segundo a Cedae, o que deixou a água com cor turva e sabor e cheiro estranhos foi a geosmina, uma substância produzida por algas. Segundo a companhia, o consumo não oferece risco.
Ainda assim, a empresa informou que começou a acrescentar carvão ativado no processo de purificação da água.
Também nesta terça, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cobrou da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) mais informações sobre a qualidade da água. Os promotores querem que a empresa divulgue na internet os resultados da análise da água desde quando os problemas na qualidade do abastecimento começaram.
Show More

Artigos Relacionados