BrasilNotícias

Festa agropecuária de Tapira é cancelada; paralisação das atividades de mineração é um dos motivos

Prefeita alega que houve queda na arrecadação. Mosaic Fertilizantes paralisou parte de atividades em usina e diz que trabalha para restabelecer o serviço. A Festa Agropecuária de Tapira, no Alto Paranaíba, foi cancelada. Segundo a Prefeitura, a justificativa é a queda na arrecadação devido à paralisação das atividades de mineração no município. A prefeita Liliane Machado Costa Venâncio (PTB), explicou a situação.
Segundo a Administração, o Município começou a perder arrecadação em abril, diante disso, o adotou algumas medidas para conter os gastos.
“Precisamos manter a saúde e a educação funcionando, e temos programas que precisamos continuar com a funcionalidade deles. Então, optamos por cancelar a festa por termos consciência dessa perda na arrecadação. Além disso, para realizar o evento teríamos um gasto em torno de R$500 mil. Tomar essa decisão de cancelar a festa foi difícil, mas precisamos estar preparados para enfrentar essa crise”, ressaltou.
Queda na arrecadação
A economia de Tapira gira em torno do mercado de minério. Desde o rompimento de uma barragem de rejeitos em Brumadinho, em fevereiro deste ano, diversas ações foram adotadas pela Agência Nacional de Mineração na fiscalização delas em Minas Gerais.
Segundo nota da Mosaic Fertilizantes, empresa que atua no mercado de minério da cidade, desde o o acionamento do Plano de Ação de Emergência para barragens a empresa paralisou parte das atividades da Usina de Beneficiamento de Minério, com isso, a empresa não recolhe a compensação financeira pela exploração de recursos.
Ainda segundo a Mosaic, as medidas necessárias para que a unidade esteja em conformidade com a nova regulação já estão sendo tomadas. Apesar disso, a empresa não informou quando irá restabelecer as atividades.
Show More

Artigos Relacionados