BrasilNotícias

Nova direção da Associação dos Magistrados Brasileiros toma posse

Pela primeira vez em 70 anos de existência, a AMB, será comandada por uma mulher, a juíza Renata Gil. Tomou posse a nova diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros
Tomou posse nesta quarta-feira (11), em Brasília, a nova direção da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
A associação é a maior entidade representativa da magistratura em todo o país com 14 mil associados. Aos 70 anos de existência, pela primeira vez será comandada por uma mulher.
A cerimônia de posse no Superior Tribunal de Justiça teve a presença de autoridades dos Três Poderes, além de advogados.
Renata Gil é formada pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É juíza há 21 anos. Integrou a estratégia nacional de combate à corrupção e lavagem de dinheiro e criou a Central de Assessoramento Criminal, um sistema de rodízio de servidores no tribunal fluminense, que ajudou a combater o crime organizado de forma sigilosa e com mais segurança das equipes – ideia parecida com o projeto de “juiz sem rosto”, que hoje está em debate no Congresso Nacional e pode virar lei.
Antes de chegar à presidência da AMB, a juíza presidiu por duas vezes a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. Renata Gil disse que vai trabalhar para fortalecer a independência do Judiciário, mas também aproximar a Justiça do cidadão através das novas tecnologias e de um centro de pesquisas.

“O nosso maior desafio é esse, manter a independência do Poder Judiciário. Paralelo a isso é o trabalho de aproximação da sociedade, abertura, novos canais de comunicação, trabalhar as novas formas tecnologias. A gente tem aí um mundo tecnológico, isso não é o futuro, isso é o presente e a AMB vai ter que de se adaptar a tudo isso. A gente está criando um laboratório de tecnologia e inovação, a gente está criando um centro de pesquisas para que a gente saiba quais são os nós, os gargalos do Poder Judiciário e a gente possa dissolver tudo isso”.

Show More

Artigos Relacionados