BrasilNotíciasPolitica

Por corte de gasto, ex-presidente Lula será transferido de Curitiba para São Paulo

O ex-presidente Lula cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será transferido de Curitiba, onde está preso desde 7 de abril do ano passado, para São Paulo. A decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, tem o objetivo de reduzir  impactos na carceragem e também atende a pedido da família.

De acordo com o despacho, a manutenção de Lula em Curitiba gera prejuízo e sobrecarga de gastos, além de transtornos nas funções do órgão. A Superintendência Regional da Polícia Federal do Paraná, por exemplo, alega à Justiça alto incômodo com a permanência do ex-presidente e argumentou a possibilidade de episódios de violência.

O município de Curitiba também reitera insatisfação com transtornos causados pela presença de Lula na cidade.

De acordo com a juíza, a transferência “voltado à execução penal, próximo ao seu meio social e familiar, tem o condão de reduzir os custos humanos e financeiros inerentes à custódia, além de proporcionar melhores condições de ressocialização do preso”.

“A situação ora verificada tem trazido, a cada dia, contínuo e crescente prejuízo ao interesse público, com o emprego de recursos humanos e financeiros destinados à atividade policial na custódia do apenado”, conclui a juíza no despacho.

O ex-presidente cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá, em investigação da Operação Lava Jato.

Show More

Artigos Relacionados