BrasilNotícias

Saúde de Jundiaí é destaque no Smart City Business Brazil

Jundiaí também foi tema de reunião estratégica com outros representantes nacionais para pleito junto à Frente Parlamentar de Saúde. Clínica da Família foi apresentada para plateia no Smart City Business Brazil, em São Paulo
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
No último dia do Smart City Business Brazil, em São Paulo na Expo Transamerica, a Saúde de Jundiaí é destaque em painel nacional, com a apresentação do projeto Clínica da Família, premiado nacionalmente. A cidade também participou de reunião estratégica com outros representantes nacionais para pleito junto à Frente Parlamentar de Saúde para fortalecimento e criação de modelo de referência para a saúde pública nas cidades inteligentes.
“A Clínica da Família é resolutiva e baseada no sistema de Estratégia de Saúde da Família, com redução de 95% da fila de espera para os exames de diagnóstico, fortalecimento do vínculo, redução de encaminhamentos para especialistas, com uma equipe específica para cada usuário. Isso é humanização e que foi elogiado pelos palestrantes e demais participantes do evento”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, que apresentou o projeto no painel “Quais iniciativas no setor de saúde no Brasil, são coerentes ao movimento mundial das Smart Cities”.
O presidente da Câmara da cidade de Coromandel, em Minas Gerais, Fernando Breno Valadares Vieira, se encantou com o modelo da Clínica da Família. “Nossa cidade perde R$ 35 mil por mês de repasse nacional no atendimento básico. As pessoas preferem a urgência e emergência porque os postos de saúde não dispõem de estrutura. Com a Clínica da Família e as ofertas de exames será possível oferecer um atendimento básico de promoção, prevenção e tratamento em saúde, num único lugar”, comenta, comparando a quantidade de habitantes de sua cidade, 28 mil pessoas, com a capacidade de atendimento da Clínica da Família de Jundiaí, localizada no Novo Horizonte, com 40 mil vidas assistidas.
A diretora de produtos e soluções digitais de empresa especializada em soluções para a saúde, Ana Cláudia Pinto, elogiou o modelo de jundiaiense. “Saber que Jundiaí implanta um sistema direcionado para a promoção e prevenção significativa que está passos adiante para a criação de zonas de comunidade saudável. A tecnologia é parceira nesse avanço”, analisa.
Segundo a vice-presidente de Saúde do Smart City Business Institute, Kátia Galvane, dos encontros realizados e das discussões apontadas, será gerado um pleito nacional.
“A intenção é pleitear um diagnóstico dos municípios, de forma a criar um modelo de referência para as Smart Cities. Essas solicitações serão encaminhadas à esfera federal, seja nos Ministérios ou em Frentes Parlamentares, para que as discussões feitas rendam frutos”, detalha.
Segmentos
A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) também participou do evento Smart City Business Brazil. O gestor da unidade Adilson Rosa destacou os avanços conseguidos por Jundiaí. “As reuniões apontam que o caminho seguido pela gestão está correto e segue a tendência das cidades inteligentes. Já contamos com aplicativos de comunicação direta com a população e avançamos no sentido de parcerias público-privada. Os encontros tratam de temas relevantes e dos desafios comuns aos municípios e suas possibilidades de soluções”, argumenta.
Presidente da Câmara de Coromandel (MG), Fernando Breno Valadares Vieira, ficou interessado em conhecer detalhadamente o projeto da Clínica da Família
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Show More

Artigos Relacionados