BrasilNotícias

Tire o mofo da casa de praia

Dicas simples para você acabar com o cheiro de mofo Mofo ou bolor são nomes populares dados a filamentos de fungos que podem se desenvolver em diferentes locais. Eles crescem preferencialmente em lugares úmidos e escuros. A falta de ventilação nas casas de veraneio – que costumam ficar fechadas durante o ano -, associada ao calor do verão e a umidade da praia, fazem destes ambientes o habitat perfeito para a proliferação de fungos. Além de problemas à saúde, o cheiro de mofo é desagradável.
Mas afinal, o que fazer para acabar com o cheiro de mofo em armários e ambientes? De acordo com a médica Maria Eduarda de Lucia, as roupas de cama, toalhas e travesseiros são ambientes mais propícios para a proliferação destes organismos. “É importante não deixar as peças em ambientes fechados por longos períodos. Além disso, eles devem ser higienizados antes do uso e, preferencialmente, colocados ao sol para secar”, recomenda a doutora.
Elimine o cheiro dos seus guarda-roupas e paredes
Divulgação
Ela ainda reforça que os fungos podem desencadear crises de asma e bronquite ou até mesmo infecções mais graves, como pneumonia, além de também estarem relacionados às alergias de pele. Por isso, é importante redobrar os cuidados.
A decoração da casa também precisa de atenção. Materiais orgânicos, como a madeira, absorvem grandes quantidades de água, o que facilita a proliferação de fungos e pode resultar no mofo. Por isso, é importante aplicar um verniz próprio, que confere proteção e resistência a umidade. Nas lojas Tintas Verginia há diversos produtos, como o stain impregnante ou vernizes de película flexível.
Dicas para acabar com o cheiro de mofo
Guarda roupas
O primeiro passo para eliminar o cheiro e o mofo dos guarda-roupas é tirar tudo que estiver dentro dele.
Depois, pegue uma vasilha, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio para cada 200 ml de vinagre branco.
Aplique a solução na parte de dentro do guarda-roupa, inclusive dentro das gavetas.
Deixe secar por, pelo menos por 24 horas. Isso será muito importante.
Paralelamente a isso, lave as peças para eliminar o cheiro das roupas.
Usar um balde de água, um copo de água sanitária e um copo de vinagre
Divulgação
Paredes
Misture bem 200 ml de água sanitária, 3 colheres de bicarbonato de sódio e 2 copos de água.
Depois borrife na parede e espere agir por 3 minutos.
O consultor da Tintas Verginia, Henrique Holanda, recomenda outra receita simples para limpeza das paredes: usar um balde de água, um copo de água sanitária e um copo de vinagre.
Quartos
Essa dica vale também para outros cômodos, como sala e cozinha. Faça sachês de madeira de cedro e cravo-da-índia. O cedro, além de absorver umidade, também elimina maus cheiros, assim como o cravo-da-índia, que possui um odor bem característico e que ajuda a disfarçar cheiros ruins no ambiente. Para fazer os sachês, você vai precisar de:
6 pedaços de 15 cm de tule
Cravos-da-índia
Bolinhas de madeira de cedro
Fita de cetim
Como fazer:
Faça três sachês de cravo-da-índia e três sachês com as bolinhas de madeira de cedro
Use a fita de cetim para amarrar os sachês
Espalhe os sachês pelo cômodo.
Para finalizar, outra dica é optar por móveis e itens de decoração de material sintético, como vidro, fibras sintéticas e plástico.
Saiba mais sobre como acabar com o mofo de vez em sua casa.
Show More

Artigos Relacionados