O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou nesta segunda-feira (19), em coletiva na Casa, que o Congresso deve constituir um grupo para discutir o adiamento das eleições municipais deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus no país.
Ainda não foi definido se o grupo será uma comissão mista formada por deputados e senadores. No entanto, Maia sinalizou que grande parte dos deputados é favorável ao adiamento, mas sem a prorrogação de mandato de prefeitos e vereadores.
“O presidente Davi [Alcolumbre] vai construir um grupo junto com a Câmara para que possamos discutir a questão da data da eleição: se vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do parlamento é modifica-la dentro do próprio mandato, numa outra data. Seria um adiamento da eleição sem prorrogação do mandato. Isso eu vi ontem na discussão entre os líderes que é uma posição de quase unanimidade”, pontuou. “Cabe ao parlamento continuar trabalhando e começar a discussão como nós vamos começar a fazer nos próximos dias sobre a data da eleição”, acrescentou.
O parlamentar indicou que deve iniciar as conversas na próxima segunda-feira (25) com o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), dia em que ele será empossado como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), local responsável pelo veredito sobre o futuro das eleições municipais de 2020.
Fonte: Bahia Notícias