O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ocupou o 1º lugar da terceira edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário. O órgão atingiu a pontuação de 98,56% dos requisitos exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre 93 tribunais avaliados.
Os critérios de avaliação e pontuação foram distribuídos em nove temas compostos por 85 perguntas. Entre elas, estão as publicações dos: objetivos estratégicos, metas e indicadores; levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; calendário das sessões colegiadas; ata das sessões dos órgãos colegiados; campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outras informações. “A gente faz um monitoramento a cada quatro meses, item por item, para ver se está ou não está sendo cumprido”, conta a coordenadora de Planejamento de Estratégia e Gestão, Luciana Bichara.
O Ranking, instituído pelo CNJ, é feito anualmente com o objetivo de valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam na divulgação de dados de forma clara e organizada. Em 2018, o TRE-BA ficou em 2º lugar, com a pontuação de 87,59% entre os requisitos. Já em 2019, alcançou 92,62% e ficou na 7ª posição.
“É com muita alegria que recebo esta notícia, no qual eleva o nome da Justiça Eleitoral da Bahia. Vivemos em um estado democrático de direito, no qual essa conduta deve ser realmente seguida por todos os órgãos e agentes públicos, exercendo as atividades de forma clara para conhecimento geral. Isso não é um favor que se faz a comunidade, mas sim uma obrigação de todo gestor”, comemorou o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior. O presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, convidou o desembargador a participar da solenidade de premiação. O evento acontece na próxima terça-feira (18), às 14h, por videoconferência, sob a coordenação do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ.
Fonte: Bahia Notícias