A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) fará o lançamento oficial do movimento “Quero Diretas na OAB” na próxima quinta-feira (22), às 18h. O evento será transmitido pelo canal da Seccional no YouTube e contará com diversas lideranças da advocacia local e nacional que apoiam o fortalecimento da democracia no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).
O movimento pelo voto direto federativo no Conselho Federal é uma bandeira que há muito tempo vem sendo hasteada pela advocacia baiana. Quando ainda era conselheiro federal, o atual vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, já defendia a mudança na forma de escolher os dirigentes da entidade. A proposta fez parte, inclusive, da sua plataforma de campanha da primeira eleição para Presidência da OAB-BA, em 2012.
Por duas vezes, Viana levou a propositura ao Pleno da OAB Nacional e ambas oportunidades foi rejeitada. Um plebiscito para consulta à classe chegou a ser aprovada na XXII Conferência Nacional de Advogados, em 2014, no estado do Rio de Janeiro, mas pela falta de adesão, naquele momento, por parte significativa dos gestores do Colegiado Nacional não foi tocada em frente.
Já neste ano, na condição de vice-presidente da OAB Nacional e presidente da Comissão de Reforma Eleitoral da OAB, Viana coordenou a discussão do tema. Atualmente, a causa tem ganhado importância sobretudo por conta dos ataques sofridos pelo Estado Democrático.
Em agosto deste ano, a OAB-BA declarou apoio à campanha Diretas Já. Foi a Seccional baiana também a responsável por lançar o manifesto que hoje já conta com mais de 10 mil assinaturas, sendo a primeira delas a do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, de advogados de todo o país que acreditam na mudança proposta por Luiz Viana.
Os representantes da advocacia baiana também somaram força aos colegas de outros estados e estiveram presentes no lançamento da campanha pelas seccionais do Paraná e Mato Grosso do Sul, em um grande evento on-line transmitido pelo canal da OAB-PR no YouTube, no dia 05 de outubro.
Fonte: Bahia Notícias