Blog Rádio Peão

Desembargador Pedro Guerra se associa ao Instituto dos Advogados da Bahia

Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Pedro Guerra é um dos mais novos associados honorários do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB). Ao lado do magistrado também estão o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), Marcus Oliveira Gurgel; o advogado Ary da Silva Moreira; a procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Rosângela Rodrigues Dias de Lacerda; e o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Bahia (OAB-BA), Thomas Bacellar da Silva. 

 

A solenidade de admissão aconteceu na sexta-feira (17), no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, localizado na Avenida Joana Angélica. 

 

Natural de Santaluz, o desembargador Pedro Augusto Costa Guerra se formou em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1973, e exerceu a advocacia privada e pública por mais de 38 anos. Assumiu o cargo de Procurador do Município, por concurso público, em 1983. Também atuou como Conselheiro da OAB-BA.

 

Foi empossado como desembargador em 3 de maio de 2012, na vaga do Quinto Constitucional da Advocacia. No TJ-BA, foi presidente da 2ª Turma da 1ª Câmara Criminal, por duas vezes; presidente da 1ª Câmara Criminal; e presidente da Seção Criminal. Integrou a Comissão de Memória e a Comissão de Jurisprudência.

 

O Instituto dos Advogados Brasileiros foi fundado em 1843 como consequência dos cursos jurídicos no Brasil e do exercício da advocacia. Como a mais antiga casa de estudo do Direito das Américas, a história da entidade se confunde com a própria história da nação. Presidida por Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, a instituição nasceu tendo como principal objetivo a criação da Ordem dos Advogados. 

Fonte: Bahia Notícias