“A jovem advocacia não é o futuro, é o presente”. A declaração é da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Daniela Borges, durante a II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana, realizada na última semana no Centro de Convenções de Salvador.
O JusPod – podcast jurídico do Bahia Notícias – produziu conteúdos especiais durante o evento, que serão divulgados nesta semana. Na conversa com a apresentadora Karina Calixto, a presidente da Ordem garantiu o papel do órgão na garantia de uma advocacia “diversa e plural”, e destacou projetos como a elaboração de ferramentas de suporte a quem ingressa na profissão, desde salas de advocacia equipadas e programas de gerenciamento de processos, até o compartilhamento de conhecimento. Ela também compartilhou iniciativas que foram pensadas exatamente a partir de demandas dos mais jovens.
Segundo a presidente, a OAB-BA tem incluído os jovens advogados no debate sobre quais são as principais demandas da categoria, abrangendo áreas distintas do Direito que sejam relevantes no dia a dia da profissão. “A verdade é que o Direito é uma área que vai se interrelacionar com várias outras áreas. Eu brinco que um advogado que vai atuar na área de família não é só um advogado, porque não vai atuar só na perspectiva jurídica. Tem que ter ‘soft skills’, um pouco de psicologia, de outras ferramentas para ser o melhor profissional dessa área”, detalhou.
Acompanhe o bate papo abaixo:
Fonte: Bahia Notícias