Blog Rádio Peão

Após pedido de Eduardo Salles, chefe do MP-BA promete estudar se há viabilidade de ajudar a resolver situação da ViaBahia

O deputado estadual Eduardo Salles (PP) pediu apoio do chefe do Ministério Público do Estado (MP-BA), procurador-geral de Justiçada Bahia, Pedro Maia, na resolução do imbróglio envolvendo a ViaBahia, concessionária responsável desde 2019 pela administração da BR-324, no trecho entre Salvador e Feira de Santana; e da BR-116, entre Feira de Santana até a divisa com o Estado de Minas Gerais. 

 

A concessionária é alvo de constantes reclamações de usuários e de parlamentares quanto aos reajustes no valor do pedágio, que contrasta com a má qualidade na prestação dos serviços, incluindo sinalização precária das estradas, má conservação das vias, entre outros problemas. Em audiência com o procurador-geral do MP-BA, nesta quarta-feira (19), o deputado pediu que o Ministério Público Estadual se junte aos outros órgãos que têm tratado do descumprimento do contrato por parte da ViaBahia. 

 

LEIA TAMBÉM: 

Travada na Bahia, CPI para investigar ViaBahia pode ser aberta na Câmara após pedido de deputado federal baiano
“Descaso da Via Bahia virou verdadeiro circo sem lona que enfraquece essa Casa”, critica Eures Ribeiro
 

“Sei que as rodovias são federais, mas, pela importância do MPE e os reflexos danosos à sociedade baiana há mais de uma década, que ocasionaram perdas de vidas e prejuízos financeiros aos motoristas, acredito ser fundamental que o órgão se junte neste debate para nos ajudar a apresentar uma solução à população”, justificou Eduardo Salles.

 

Salles, que é presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, também explicou que “o procurador-geral assumiu o compromisso de criar um grupo para estudar se há a possibilidade de o Ministério Público Estadual se incorporar a essa causa, mesmo as rodovias sendo federais. E, se for possível, ajudar a encontrar uma solução”. 

 

Na audiência, Eduardo Salles aproveitou para parabenizar o governador Jerônimo Rodrigues, que nesta terça-feira (18), em entrevista coletiva, prometeu ir a Brasília tratar novamente com o presidente Lula e o ministro presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, sobre a situação da ViaBahia.

 

“O governador tem atuado para resolver essa situação. Assim como senadores, muitos deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e a sociedade civil. Acabar com a calamidade que os motoristas enfrentam há anos é prioridade. É importante que todos estejam envolvidos e unidos para encerrarmos este capítulo nefasto da nossa história. Não é aceitável que a ViaBahia siga prestando um serviço tão ruim e nada aconteça com a concessionária”, disse o deputado.  

Fonte: Bahia Notícias